segunda-feira, 18 de março de 2013

001. A Origem de tudo

Imagem: Internet.
No final dos anos 60, o poeta fluminense Eduardo Alves da Costa compôs um poema que foi publicado em jornais estudantis da época.


Reza a lenda que o poema calou fundo na consciência dos estudantes, e - a cada dia - proliferavam ecos de uma voz até ali ininteligível, perdida nas brumas cidadãs que iam sendo forjadas com o sangue republicano da democracia.

A mensagem foi tão amplamente divulgada - de boca em boca - , que se tornou um dos símbolos nas manifestações do movimento "DIRETAS JÁ!", ocorrido na década de 80. Decênio este onde existiam, na grande maioria, Estudantes...
com "E" maiúsculo...
com entendimento cívico...
com intelectualidade...
com transviamentos juvenis, mas...
com senso de respeito...
com educação...
com índole familiar...
com moralidade religiosa...
com direitos e deveres.

E o tempo passou...

Vivenciamos, amigos, uma era onde o caráter se materializa de forma desregrada, sendo ele bom ou mau. A atualidade, comprova em atos, que o corpo estudantil - em especial, o universitário - se mercenariza por alguns "tostões", atrofiando uma classe que deveria bradar por mais direitos e não somente se contentar com migalhas de cunho umbilical.

Nos anos passados, ninguém escondia a cara atrás de maquiagens, máscaras ou algo parecido. BANDIDOS se escondem. O POVO, não. É a grande diferença entre manifestação séria e desfile circense. Os valores são outros. As verdades persistem manuseadas, só que agora o rebanho se faz manso.

A atrofia que ora se manifesta será fortemente sentida mais adiante. No momento, nossos jovens não conseguem - ou não querem - enxergar o prejuízo que impõem a dezenas de pessoas que os rodeiam diariamente.

Hoje, iniciaremos um passeio pelo passado recente da nossa história. Um passado onde se tem motivos para ter orgulho, se não de todas, mas de algumas ações nobres e patriotas vindas de uma minoria social que, sem se intimidar com as agruras da época, não se calava em defesa da república e da democracia nacional, mostrando que o povo brasileiro não era terra de guerrilheiros, como se observa na cinegrafia de outrora.

É lógico que alguns "sem noção" sempre querem vencer a qualquer custo. É bom não esquecer que "o bom combate se faz com inteligência e, para isso, é primaz o preparo, o estudo". Afinal, não é assim que se começa tudo na vida? Ou alguém já nasceu sabendo tudo sobre tudo?... Da mesma forma, não se nasce com tamanho. Nascemos menores para crescer. É a lei natural. Por isso devemos cuidar sempre dos "menores" antes dos maiores.

O importante de toda essa jornada que vamos fazer é, notadamente, visitar todas as etapas, pois não estaríamos aqui, sem a etapa anterior. Não se saiu da ditadura da noite para o dia. Bem como não se sai de miserável condição econômica pro mediano caminho da riqueza em um zás-trás, igualmente. O degrau que não se vive será a justificativa exata para a queda que o futuro trará. E elas sempre acontecem quando não se vivencia com humildade o caminho do aprendizado. E a escolha é nossa: pelo amor ou pela dor.

Como dizem os arautos do saber - outrora chamados de professores e hoje apenas de "tios" ou pelo próprio nome -, "todo mundo pode ter diploma, basta ter dinheiro. Entretanto, conhecimento só adquire quem verdadeiramente estuda".

Nessa jornada que propomos a ti, vamos reencontrar com muitos nomes que hoje são expoentes da nação, para o bem ou para o mal. Vamos juntos, afinal...

RECORDANDO É QUE SE APRENDE A VIVER!

Até a próxima!!


9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada!
      Seja bem-vinda! O espaço é para todos nós aprendermos a exercitar melhor a nossa cidadania!
      Abraços!

      Excluir
  2. Juventude indiferente e a sociedade no conformismo!!!!!!!!As redes sociais tem sido uma arma de grande valia nessa luta!!!!!!O Brasil ainda pode ser um país dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM TEXTO!!!! PARABÉNS!!! ADOREI!!! VOU DIVULGAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Nair,
      Obrigada pela parceria e apoio de sempre!
      Grande beijo!

      Excluir
  4. Essa é a questão, quem não se tornou apenas um mercenário em nosso país? Desde o consumidor que encontrou facilidades, o miserável que se acomodou com as bolsas, a elite que nunca foi tão privilegiada, as instituições em geral estão ao lado do poder ou se omitem, o que também é suspeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga!
      A questão primária reside no pouco tempo em que tudo mudou. São menos de 40 anos onde a sociedade brasileira se "desqualificou" ou teve atrofiada a própria moralidade.
      É a NOSSA geração que está MANSA e PACÍFICA. NÓS que não soubemos repassar valores essenciais para a próxima geração?
      Ao final, o que acontece conosco?

      Excluir

Uma maneira diferente de exercer a CIDADANIA!
... Agradecemos pela manifestação. Assim que possível, a mesma será liberada e/ou respondida.
... Thanks for the demonstration. As soon as possible, it will be released and / or answered.
... Gracias por la demostración. En cuanto sea posible, se dará a conocer y / o contestadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...